Seminário Clínico de elaboração da Memória

APRESENTAÇÃO:

Trata-se de um seminário clínico tendo em vista a consolidação de conhecimento adquiridos, a capacitação para levar a bom termo os processos psicoterapêuticos e à apresentação da Memória Clínica com a qual se completa a formação teórico clínica.

COORDENADOR:

Prof. Doutor Manuel Matos

FORMADORES:

Dr.ª Graça Galamba

Prof. Doutor Manuel Matos

Prof. Doutor Paulo Motta Marques

Prof. Doutor Pedro Morais Aleixo

DURAÇÃO: Seminário quinzenal de Setembro a Julho. 20 sessões de 2 horas: 14 dedicadas à orientação da Memória Clínica | 6 dedicadas ao estudo de temas

HORÁRIO: Normalmente às terças-feiras

De 17 Setembro a 11 de Dezembro – 19h30 às 21h30

De 18 de Fevereiro a 28 de Abril – 21h00 às 23h00

De 19 de Maio e 2 de Junho – 20h30 às 22h30

Excepções: sábado, 1 de Fevereiro e 29 de Junho das 9h30 às 13h30 e das 15h00 às 17h00

FREQUÊNCIA: Obrigatória para os formandos do 3.º ano

OBJECTIVOS:

  • Capacitar os formandos para o exercício autónomo dos processos psicoterapêuticos adaptando o “Setting” em função da idade, segundo se trate da díade mãe-bebé, de crianças, adolescentes ou adultos.
  • No final da formação os formandos deverão demonstrar a capacidade de compreensão das dinâmicas familiares subjacentes aos pedidos de psicoterapia, de identificar as principais linhas de funcionamento psíquico e o que nelas prevalece.
  • Identificar e extrair o significado dos aspectos mais subjectivos da relação psicoterapêutica, susceptíveis de distorcer o desenrolar da psicoterapia.
  • Identificar, e ter em conta as problemáticas transversais a qualquer processo psicoterapêutico, nomeadamente no que concerne às dinâmicas do trauma, da sedução, do silêncio e das retiradas psíquicas.
  • Na escrita da Memória deve ser evidente a capacidade de expor, de fundamentar, de articular conceitos teórico-clínicos, demonstrando manuseamento adequado dos aspectos transfero contratransferenciais numa postura ética, tanto no que respeita o seu paciente, como em relação a colegas qualquer que seja a Associação profissional a que pertencem.

Comments are closed.

  • Siga-nos/Partilhe

    Facebook
    Facebook
    LinkedIn