APRESENTAÇÃO:
Trata-se de um seminário clínico tendo em vista a consolidação de conhecimentos adquiridos, a capacitação para levar a bom termo os processos psicoterapêuticos e à apresentação da Memória Clínica com a qual se completa a formação teórico clínica.
COORDENADOR:
FORMADORES:
Dr.ª Graça Galamba
Prof. Doutor Paulo Motta Marques
Prof. Doutor Pedro Morais Aleixo
DURAÇÃO: Seminário quinzenal de Setembro a Julho. 20 sessões de 2 horas: 14 dedicadas à orientação da Memória Clínica | 6 dedicadas ao estudo de temas
FREQUÊNCIA: Obrigatória para os formandos do 3.º ano
OBJECTIVOS:
- Capacitar os formandos para o exercício autónomo dos processos psicoterapêuticos adaptando o “Setting” em função da idade, segundo se trate da díade mãe-bebé, de crianças, adolescentes ou adultos.
- No final da formação os formandos deverão demonstrar a capacidade de compreensão das dinâmicas familiares subjacentes aos pedidos de psicoterapia, de identificar as principais linhas de funcionamento psíquico e o que nelas prevalece.
- Identificar e extrair o significado dos aspectos mais subjectivos da relação psicoterapêutica, susceptíveis de distorcer o desenrolar da psicoterapia.
- Identificar, e ter em conta as problemáticas transversais a qualquer processo psicoterapêutico, nomeadamente no que concerne às dinâmicas do trauma, da sedução, do silêncio e das retiradas psíquicas.
- Na escrita da Memória deve ser evidente a capacidade de expor, de fundamentar, de articular conceitos teórico-clínicos, demonstrando manuseamento adequado dos aspectos transfero contratransferenciais numa postura ética, tanto no que respeita o seu paciente, como em relação a colegas qualquer que seja a Associação profissional a que pertencem.