Formação Psicopatologia Psicanalítica e Dinâmica Relacional

Trata-se de uma formação em psicopatologia na perspectiva psicanalítica na qual prevalecem as dinâmicas relacionais desde a emergência da pessoa na relação primária mãe-bebé até à complexidade das relações do adulto consigo mesmo e com os outros. Abrange aspectos teóricos com suporte clínico sobre o desenvolvimento normal e patológico, sobre a primeira e segunda infância, idade escolar, puberdade, adolescência e vida adulta.

 

Destinatários: Psicólogos; Psiquiatras; Médicos; Enfermeiros; Licenciados nas áreas da Saúde e/ou em áreas das Ciências Sociais e Humanas.

 

Objectivos:

  1. Identificar as diferentes modalidades de funcionamento psíquico e agir em conformidade nos respectivos processos psicoterapêuticos.
  2. Entender a psicopatologia como o resultado das distorções relacionais que comprometem o desenvolvimento normal.
  3. Compreender os diferentes quadros clínicos e o sofrimento psíquico dentro de um leque de atitudes, ou comportamentos que vão desde o esforço de adaptação à realidade, à retirada relacional, ou mesmo ao encapsulamento psíquico.
  4. Considerar o adoecer psíquico como indissociável do contexto em situações de dependência.
  5. Privilegiar linhas de pensamento transversais segundo as quais:
    • a pessoa só existe em relação;
    • a identidade do paciente não se confunde com um eventual diagnóstico.
  6. Relativizar o diagnóstico, compreendê-lo como um processo dinâmico susceptível de evolução em função das modalidades relacionais.

 

Duração e Horários: 1 ano lectivo (Setembro a Julho) | Quinzenal (4ª feiras das 19h30 às 21h30) | 40 horas (20 sessões de 2 horas) | Candidaturas anuais de Maio a Julho.

 

Modalidade: Presencial (possibilidade de se realizar on-line de forma síncrona).

 

Coordenação e Orientação do Prof. Doutor Manuel Matos

Psicanalista Titular, Psicoterapeuta Psicanalítico e Psicólogo Clínico. Doutorado em Psicologia Clínica. Prof. Associado com Agregação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Psicanalista Titular pela Sociedade Portuguesa de Psicanálise.

Membro da Direcção do Instituto de Psicanálise de Lisboa 2003-2005. Director-Adjunto da Revista Portuguesa de Psicanálise 2004-2006. Fundador e Presidente da Direcção da PsiRelacional. Professor Associado com Agregação na Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa. Membro da IARPP Internacional. Formador e Responsável Geral do curso Especialização em Psicoterapia Psicanalítica Relacional da PsiRelacional.

 

Formação Acreditada pela OPP: 20 Créditos – Área de Formação Psicologia Clínica e da Saúde

 

Equivalência ao Seminário “Psicopatologia Psicanalítica e Dinâmica Relacional” do 1º Ano da Especialização em Psicoterapia Psicanalítica da PsiRelacional.

 

Documentos para Candidatura: Carta de motivação, Síntese Curricular, Fotocópia do Certificado de Habilitações, Comprovativo de pagamento da Taxa de Candidatura.

 

Mais informaçõespsirelacional@gmail.com  |  Tel.: 217 941 578 | Tlm.: 932 896 075

Comments are closed.

  • Siga-nos/Partilhe