Conferência On-line – Retratos a Cores: Racismo, Psicoterapia e Multiculturalismo


Retratos a Cores: Racismo; Psicoterapia e Multiculturalismo.

285 anos de Inquisição, 48 anos de Ditadura Fascista, 13 anos de Guerra Colonial, 63 anos de Psicanálise, instituída, em Portugal.

Nunca é tarde para falar do racismo e das diferentes culturas em Psicoterapia. Vivemos tempos “esquisitos”, diz-se, e neste ar do tempo, assassinou-se o actor Bruno Candé no meio da rua, desamparado; ameaçaram-se de morte deputados da República; um grupo mascarado, com fachos nas mãos, enfrentou a sede do S.O.S. Racismo; uma grande manifestação anti-racista desfilou pela baixa da cidade de Lisboa; a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial teve um aumento de 26% de queixas em 2019 em relação a ano de 2018. Queixas relacionadas com querer alugar uma casa e ser impedido devido ao sotaque ouvido pelo telemóvel; protestos por ser maltratado numa loja; reclamações sobre o ódio nas redes sociais. Homicídio, ameaças, discriminação.

Trata-se de uma questão estrutural? Casuística?  Psicopatológica (a angústia ao estranho com criação de paranóia, uma clivagem projectada por incapacidade de integrar diferentes partes do Self)? Individual ou de grupo? Circunstancial ou histórica?

Vamos conversar sobre o assunto, mas, uma coisa é certa, tudo isto entra pelo consultório dentro, como entra nas Universidades, nas Formações, nos Territórios, nos Bairros e nas Casas.

Não vamos fechar a porta.

Participação gratuita  |  Inscrição obrigatória  |  Inscrições e informações: psirelacional@gmail.com

Comments are closed.

  • Siga-nos/Partilhe