Seminário Clínico em Psicoterapia Psicanalítica I

APRESENTAÇÃO:

Enquanto primeiro seminário clínico da formação exige enquadramento, por parte dos formadores, no que diz respeita à constituição e aplicação das regras do “setting” e aos autores e textos a trabalhar em cada seminário.

Nos seus aspectos práticos os formandos recebem orientações sobre o modo como podem recolher dados para a presentação verbal consentida de material clínico. E aprendem, progressivamente, a extrair os conceitos que permitem fazer o diagnóstico dinâmico que orienta os processos psicoterapêuticos.

COORDENAÇÃO:

Prof. Doutor Manuel Matos

Formadores:

Dr.ª Graça Galamba

Dr.ª Maria de Jesus Candeias

Dr.ª Paula Campos

Prof. Doutor Pedro Aleixo

Prof. Doutor Paulo Motta Marques

DURAÇÃO: Seminário semanal de Setembro a Julho  

35 sessões de 2 horas: 13 sessões dedicadas a temas teóricos | 22 sessões dedicadas a apresentação e discussão de casos clínicos

HORÁRIO:  Segundas-feiras das 21h00 às 23h00

FREQUÊNCIA: Obrigatória para os formandos do 1.º Ano

OBJECTIVOS:

No plano teórico:

  • Leituras e exposição de textos, por parte dos formandos, sobre temas pertinentes e de natureza clínica de diferentes autores para o exercício da psicoterapia nas perspectivas psicanalíticas e relacionais.

No plano clínico:

  • Promoção de ensinamentos indispensáveis ao estabelecimento da relação terapêutica e à continuidade do processo psicoterapêutico.
  • Desenvolver a capacidade de formular um diagnóstico e de identificar os processos psíquicos dominantes num quadro de referência psicanalítico, nomeadamente na perspectiva das relações de objecto e da psicanálise relacional.
  • Identificação e controlo das dinâmicas transferenciais e do seu impacto nas atitudes ou comportamentos influenciados pela contratransferência.
  • Desenvolver entre os formandos a capacidade de análise, crítica e auto-crítica construtivas nos casos clínicos apresentados acrescidos de reflexões e síntese por parte dos formadores. 

Comments are closed.

  • Siga-nos/Partilhe

    Facebook
    Facebook
    LinkedIn