Mensagem do Presidente

 

Prof. Doutor Manuel Matos - Presidente da Associação de Psicanálise Relacional

Prof. Doutor Manuel Matos – Presidente da Associação de Psicanálise Relacional

Bem-vindos à página da PsiRelacional.

Tenho a honra de presidir à Associação de Psicanálise Relacional que tem como objectivo a formação de psicoterapeutas psicanalíticos, na perspectiva da psicanálise relacional dentro de elevados padrões técnicos e científicos.

A nossa Associação é constituída por psicanalistas, grupanalistas, alguns deles médicos psiquiatras e pedopsiquiatras, e por psicólogos clínicos com formação psicanalítica.

Independentemente da posição estatutária ou do desempenho, estamos unidos pelo compromisso do aprofundamento e difusão da psicanálise relacional; tanto do ponto de vista teórico como na nossa actuação clínica e na supervisão.

A qualidade dos aspectos relacionais entre cada um de nós, o respeito pelas diferenças dentro ou fora da PsiRelacional são princípios fundadores e orientadores do pensamento e da acção; aplicáveis no contexto institucional e estatutário, na prática clínica com os utentes que recorrem à psicanálise ou à psicoterapia e na relação com os nossos pares pertencentes a Associações congéneres nacionais ou estrangeiras.

Enquanto Associação constituída maioritariamente por psicólogos clínicos com Cédula profissional somos uma entidade protocolada com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), da qual obteve já a Acreditação do plano da formação de psicoterapeutas que obedece aos critérios da European Federation of Psychologist Association (EFPA).

Saliento o valor dos recursos humanos de que dispomos: alguns dos membros da PsiRelacional têm experiência de Ensino Universitário, nomeadamente na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e no ISPA, outros têm experiência de leccionação que se afirma na qualidade dos Seminários em curso e no Ciclo de Conferências que decorre mensalmente, outros ainda tem experiência clínica hospitalar e noutros serviços de saúde com crianças, adolescentes e adultos.

Muitos de nós formaram-se e deram formação na Sociedade Portuguesa de Grupanálise, e na Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Uns são membros da IARPP Internacional outros da International Psychoanalytical Association (IPA).

Assumo o compromisso de abraçar a perspectiva da psicanálise relacional, porque ela se apresenta cada vez mais como via de futuro na teoria e na clínica. Estou certo de que convergimos em relação a um movimento internacional em expansão no qual pretendemos ter uma voz Ibérica. Nesse sentido, e em conjunto todos os colegas, assumimos o compromisso de desenvolver a curto prazo colaboração com os nossos colegas da IARPP Espanha.

Move-nos a capacidade de trabalho, empenhamento e seriedade.

A isto acrescento a minha experiência de ensino, de psicanalista, formador e supervisor, no compromisso com o desenvolvimento de uma formação de qualidade e confiança que habilite os membros da Psirelacional ao exercício autónomo e credenciado na Especialidade Avançada de Psicoterapia Psicanalítica Relacional.

 

O Presidente da Direcção

Prof. Doutor Manuel Matos

Comments are closed.

  • Siga-nos/Partilhe

    Facebook
    Facebook
    LinkedIn